HATSUO ROYAMA: Kancho (Presidente) Kyokushin-kan Internacional

Kancho_royama 3

Hatsuo Royama nasceu em Saitama, a norte de Tóquio, em 1948. Inspirado na grande popularidade de famosos lutadores, no Japão, chegou a Ikebukuro com 15 anos e ingressou no agora lendário “Oyama Dojo” de Mas Oyama, onde estava a começar a nascer o karaté Kyokushin. Royama é um dos poucos alunos de Mas Oyama, o Grão-Mestre, estreitamente associado, desde o início da organização até ao seu falecimento, em 1994. Foram 31 anos debaixo dos seus ensinamentos. Ninguém de qualquer outra organização tivera tanto tempo treino com Mas Oyama.

Royama alcançou a fama, pela primeira vez, quando aos 25 anos foi coroado campeão no 5th Campeonato Kyokushin do Japão e, anos mais tarde, quando conseguiu vencer o gigante americano Charles Martin, medindo 30 centímetros mais do que ele, no Primeiro Campeonato Mundial Open de 1975. Este jovem prodígio de Mas Oyama chegou a uma final histórica, neste Primeiro Campeonato Mundial, quando a decisão dividida dos juízes, que chegaram a acordo para entregar o primeiro lugar a Katsuaki Sato, ficando Royama vice-campeão. No dia seguinte ao torneio, enquanto os vários lutadores tinham que se deslocar ao hospital para o tratamento das suas lesões, o jovem Royama treinava como de costume.


Para qualquer pessoa que conhece o
karaté Kyokushin hoje é difícil separar o seu estilo do seu imparável e poderoso pontapé (com a perna para baixo). Mas nem todos sabem que foi Royama quem tornou famosa esta técnica. No Campeonato Mundial, os japoneses ouviram os estrangeiros a gritar “Low kick! Low kick!”e, como a pronúncia da letra “R” é semelhante à do “L”, para o ouvido japonês não formado em línguas, a maioria deles pensava escutar “Ro kick! Ro kick!”. Assim, acreditavam que os estrangeiros chamavam a esta técnica o nome abreviado de Royama. Afinal de contas, foi Royama quem utilizou este golpe, que pode partir tacos ou grandes blocos de gelo, para vencer Charles Martin, no Primeiro Campeonato Mundial.